ESTORAQUE LÍQUIDO _ ESTORAQUE LÍQUIDO_01.png)
| INCI: | Liquidambar styraciflua | CAS: | 8024-01-9 | EINECS: | 305-628-1 |
Visualizar a lista completa dos produtos desta categoria
|
ESTORAQUE LÍQUIDOLiquidambar styraciflua (Altingiacee)
Origem: Honduras
Originalmente do sudeste dos Estados Unidos, também é conhecido como "Âmbar líquido" ou "Borracha vermelha americana". Consiste numa árvore caduca monumental que pode atingir mais de trinta metros de altura, de casca cinza-púrpura, folhas de lóbulos (que no outono tomam cores do alaranjado ao vermelho escarlate) e flores brancas. Cresce espontânea nas florestas tropicais da América Central (departamento Hondurenho de Olancho).
É congénere da europeia "Liquidambar orientalis" (a planta de origem do Estoraque preto, o conhecido bálsamo aromático da Ásia Menor).
Deve o seu nome botânico à resina de cor âmbar com um perfume doce-balsâmico que jorra da sua casca (especialmente fendida) a qual é conhecida há séculos pelas populações ameríndias, sobretudo por suas propriedades vulneráveis. Deve-se notar que o nome "Estoraque" atribuído a ela é, de fato, completamente impróprio uma vez que, no âmbito da fitologia, nada tem a ver com o género Styrax (ao qual pertence, por exemplo, o Benjoim).
EXTRAÇÃO AFINIDADES OLFATIVAS O óleo essencial é obtido por destilação com corrente de vapor da resina, uma exsudação patológica do arbusto secretada do córtex percutido e fendido; apresenta-se com um líquido viscoso escuro marrom avermelhado, com um perfume típico balsâmico-doce, de especiarias, resinoso, rico e tenaz. Harmoniza-se bem com as essências absolutas de Jasmim e Mirra, bem com os óleos essenciais de: Cravinho, Canela, Incenso, Lavanda, Opopanax, Rosa e Ylang ylang.
PROPRIEDADES (tradições ervanárias populares) O óleo essencial de Estoraque, não tóxico ou irritante, tem propriedades bactericidas, balsâmicas, anti-inflamatórias, antitússicas, expetorantes e estimulantes. Além disso, é um remédio tradicional no tratamento da sarna e também é excelente na terapia de certas infeções sexuais, bem como no curativo de feridas.
É utilizado principalmente na perfumaria como componente de fragrância e como fixador em notas orientais-florais com frequência destinadas à fabricação de sabão; de mencionar também o uso como ingrediente aromatizante na indústria de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
|