TALIA
Via Pellegrino Matteucci n°104/N
00154 Roma (RM) • ITALIA
Tel. +39 06 5759095 | Mob:+39 335 261860

E-mail: info@taliaessenze.com

  Contacte-nos através Whatsapp
Procurar produto no site:


 
MENTHA SUAVEOLENS
 MENTHA SUAVEOLENS
 
INCI: Mentha suaveolens
CAS: 84082-62-2
EINECS:  n.a.


Visualizar a lista completa
dos produtos desta categoria


MENTHA SUAVEOLENS

Mentha suaveolens (Lamiacee)

Origem: Itália (Sicilia)

Também conhecida como "Hortelã lanosa" ou, na forma nglo-saxónica, "Apple mint", na botânica a hortelã miúda representa uma variedade específica de Mentha rotundifolia que não deve ser confundida com o Mentrasto comum. É constituída por uma planta aromática perene de porte herbáceo de até noventa centímetros de altura, com caule peludo ereto e pouco ramificado, folhas alongadas aveludadas e rugosas com uma cor cinza-verde e flores brancas rosadas recolhidas em inflorescências perfumadas.
Especialmente esporádica, na Europa cresce espontaneamente em algumas áreas do Mediterrâneo.


EXTRAÇÃO
AFINIDADES OLFATIVAS

O óleo essencial é obtido por destilação com corrente de vapor de toda a planta de floração fresca (o rendimento é muito baixo) e apresenta-se como um líquido transparente de cor amarelo pálido, com um perfume hortelã-amargo penetrante que às vezes recorda o azedo de uma maçã verde ou mesmo a polpa de abacaxi. Harmoniza-se bem com os óleos essenciais de: Buchu, Cálamo, Eucalipto, Lavanda, Manjerona, Orégão, com as outras Hortelãs e também com a essência absoluta de Benjoim.

PROPRIEDADES
(tradições ervanárias populares)

A Hortelã miúda goza de uma verdadeira tradição herbal antiga: Hipócrates a considerava afrodisíaca, enquanto Plínio já havia identificado as suas propriedades analgésicas.
Erva de tempero habitual, na medicina popular era utilizada para prevenir cataratas, conciliar o sono, acalmar as dores de cólica renal e biliar, combater a halitose e até despertar o desejo sexual.
Outrora era espalhada nos armazéns de cereais para afastar os ratos, para os quais o seu cheiro tem um resultado repelente.

O óleo essencial da Hortelã miúda, um produto extraordinário quão raro e precioso, não é tóxico ou irritante (exceto em alta concentração). Apresenta propriedades analgésicas, antifermentação, antimicóticas, antiespasmódicas, antisséticas e antiflatulentes.
Estudos recentes realizados nos Estados Unidos (publicados pelo "National Center for Biotechnology Information advances science and health by providing access to biomedical and genomic information") provaram cientificamente a excelente ação desenvolvida por este óleo essencial no tratamento de algumas formas de micoses vaginal, entre as quais especialmente a Candidíase.
É utilizado principalmente em formulações farmacêuticas e, com menor frequência, na cosmética.

Categorías relacionadas:
 Home | Perfil da empresa | Acerca dos perfumes | Catálogo | Carrinho
Talia® 1988  ·  All right on the contents of this site is reserved according to the law in force