GOMA CITRINA
| INCI: | Corymbia citriodora | CAS: | 85203-56-1 | EINECS: | 286-249-8 |
Visualizar a lista completa dos produtos desta categoria
|
GOMA CITRINACorymbia citriodora (Mirtacee)
Origine: Australia
Originária das regiões tropicais do leste da Austrália, é cultivada principalmente no Brasil e na China e também é chamada de "Árvore da borracha perfumada" ou "Eucalipto citrato". Consiste numa grande árvore perenifólia de até cinquenta metros de altura, muito decorativa e de madeira bastante apreciada. O tronco exsuda resina ("borracha") e apresenta-se com uma casca lisa com manchas policromadas cinza, amarela e rosa. As folhas, ovais quando jovens, tornam-se posteriormente estreitas e pontiagudas; secas são tradicionalmente embaladas em saquetas perfumadas utilizadas para perfumar a roupa.
O nome botânico da Borracha citrina ("citriodora", do latim) significa literalmente "de perfume a limão".
Contrariamente à classificação botânica credenciada quase até o final do século XX, que atribuiu esta planta ao género Eucalyptus, as investigações biomoleculares modernas esclareceram como deveria ser reclassificada (com numerosas "primas") sob um novo género por direito próprio que foi chamado de "Corymbia".
EXTRAÇÃO AFINIDADES OLFATIVAS O óleo essencial é obtido por destilação com corrente de vapor das folhas e dos galhos e apresenta-se como um líquido transparente amarelo-claro ou incolor, de perfume cítrico-balsâmico penetrante que recorda o Capim-limão. Harmoniza-se bem com os óleos essenciais de: Buchu, Citronela, Eucalipto, Lavanda, Louro, Manjerona, Pinus, Alecrim e Tomilho vermelho.
PROPRIEDADES (tradições ervanárias populares)
O óleo essencial de Borracha citrina é um conhecido repelente de insetos. Apresenta propriedades antisséticas, antivirais, bactericidas, expetorantes, fungicidas, inseticidas e também desodorizantes.
Remédio tradicional para tratar micoses, dermatite seborreica, caspa e feridas é absolutamente não tóxico por via externa; diversamente, se tomado por via interna, pode causar sérios danos à saúde.
A tradição herbal concede-lhe ainda a propriedade de "…promover a concentração mental ao limpar as ideias no momento de tomar decisões".
É utilizado principalmente na produção de pulverizadores repelentes de insetos e como material de partida para isolar o Citronellol natural; para além disso, ocasionalmente é um componente de fragrância nos produtos para a higiene pessoal e na perfumaria.
|