DAVANA DA ÍNDIA
| INCI: | Artemisia pallens | CAS: | 8016-03-3 | EINECS: | 295-155-6 | Aroma alimentar nos termos do regulamento CE 1334/2008 |
Visualizar a lista completa dos produtos desta categoria
|
DAVANA DA ÍNDIAArtemisia pallens (Asteracee)
Origem: Índia
Também chamada "Marathi", a Davana da Índia è uma erba aromática que floresce na Índia (sobretudo em Andhra Pradesh e em Tamil Nadu). Geralmente podemos encontrá-la perto das árvores de S&acric;ndalo.
Trata-se de uma variedade da Artemísia a qual apresenta as folhas cobertas, na parte inferior, por uma pelúria esbranquiçada, característica que dá à planta um aspecto cinzento-prateado. As flores, muito perfumadas, encontram-se reunidas em espigas e em cachos de cor amarela.
EXTRACÇÃO AFINIDADES OLFACTIVAS O óleo essencial è extraído através da destilação com corrente de vapor de folhas, e copas em flor. Apresenta-se como um líquido viscoso de cor laranjo-escuro que liberta um cheiro lenhoso a fruta, rico e muito característico que faz recordar, às vezes, o alperce. Harmoniza-se optimamente misturado com os óleos essenciais de: Laranja, Bergamota, Louro, Lavanda, Limão, Hortelã, Néroli, Sálvia e Melaleuca (ou Árvore-do-chá).
PROPRIEDADES (tradições ervanárias populares)
As flores de Davana da Índia compõem as grinaldas e as decorações floreais tradicionais oferecidas na Índia pelos fiéis de Shiva, a divindade da transformação.
No sub-continente indiano o uso do óleo essencial de Davana da Índia è, desde sempre, muito popular. Presente em muitíssimas preparações da medicina ayurvédica, possui uma tradição ervanária antiga e vasta, graças às suas múltiplas propriedades: anti-helmíntico, afrodisíaco, relaxante, tónico e anti-depressivo. Óptimo também para tratar as infecções cut&acric;neas, facto este que faz com que ainda hoje seja um remédio tradicional para curar as feridas infetadas pelo têtano.
Considerado um estimulante natural para o sistema endócrino, è considerado que possa tornar também a pele lisa e saudável.
Este óleo essencial, mesmo se for completamente não tóxico, pode vir a ser ligeiramente irritante; por este motivo è sempre oportuno dissolvê-lo previamente num óleo vegetal (Amêndoas ou Sésamo).
Usando um difusor funciona como um eficaz anti-séptico.
Ao ser aplicado sobre a pele, sabe-se que o óleo essencial de Davana da Índia adquire tons olfactivos diferentes, em cada uma das pessoas. Esta peculiariedade è apreciada no sector da perfumaria de alta classe com o objectivo de criar perfumes com uma nota pessoal.
Muitos são os usos do óleo essencial de Davana da Índia: na cosmética (cremes e óleos para o banho), na perfumaria requintada (composição de notas lenhosas e de fruta), na pastelaria e até mesmo como aroma para o tabaco.
|