COPAIBA
| INCI: | Copaifera officinalis | CAS: | 8001-61-4 | EINECS: | 232-288-0 | Aroma alimentar nos termos do regulamento CE 1334/2008 |
Visualizar a lista completa dos produtos desta categoria
|
COPAIBACopaifera officinalis (Fabacee)
Origem: Brasil
A Copaifera è uma grande árvore das Leguminosas que cresce nas florestas pluviais da América do Sul. Alcança os 40 metrios de altura e apresenta um tronco grosso, ramos sem pêlos, folhas avermelhadas e pequenas flores brancas.
È muito característica a sua majestosa copa.
Da casca do tronco sai espontaneamente uma espessa óleoresina estimulante, chamada Copaíba, muito apreciada, de cor variável que vai desde o dourado até ao castanho (segundo o conteúdo em óleo essencial).
EXTRACÇÃO AFINIDADES OLFACTIVAS O óleo essencial è extraído por destilação com corrente de vapor do óleoresina, e apresenta-se como um líquido amarelo-claro com um ligeiro perfume lenhoso, doce, ligeiramente bals&acric;mico e vagamente marcado. Harmoniza-se optimamente misturado com quase todos os óleos essenciais, mas em particular com: Agarwood, Knautia arvensis, Laranja, Bergamota, C&acric;nfora, Louro nobre, Lavanda, Limão, Menta, Néroli, Ravensara, S&acric;ndalo, Árvore do chá e Tomilho vermelho.
PROPRIEDADES (tradições ervanárias populares)
Poucas plantas possuem uma reconhecida tradição oficinal como a Copaifera.
A sua resina (a Copaíba) representa há séculos o antigo remédio da floresta, ou seja, o potente medicamento natural usado pelas populações indígenas da Amazónia. Ainda hoje os "curandeiros" da América do Sul usam-na para tratar quase todos os problemas cut&acric;neos. O óleo essencial obtido pela Copaíba, completamente não tóxico, è rico de ácido oleico e ácido linoleico, os quais, como se sabe, tomam parte tanto na regeneração quanto na re-hidratação epidérmica: por isto pode ser considerado o melhor remédio como cicatrizante. Apresenta além disso excelentes propriedades estimulantes, anti-sépticas, anti-inflamatórias e fungicidas, sendo muito eficaz também no tratamento de irritações cut&acric;neas, ulcerações, eczemas e psoríase. Pelo contrário, continua ainda por certificar as decantadas virtudes lenitivas atribuídas a este produto em caso de hematomas, dores articulares e reumatismos.
O óleo de Copaíba è usado normalmente no fabrico de lacas e vernizes, constituindo assim uma matéria-prima para usos diferentes da indústria química, o mais conhecido dos quais è, certamente, a produção de carburante (biodiesel): cada uma das árvores pode produzir 40 litros de combustível ao ano.
A essência, graças às suas propriedades fixantes, è usada na perfumaria, nas fórmulas dos produtos para o banho, em loções e em sabonetes.
|