| INCI: | Perfume | Tipo di nota: | DOCE, ABAUNILHADA, TÍPICA |
Visualizar a lista completa dos produtos desta categoria
|
BAUNILHAPerfume
Originária da costa oriental do México, a Baunilha è uma variedade de orquídea que alcança os vinte e cinco metros de altura. Trata-se de uma planta trepadeira, cujo habitat natural se encontra nas matas das florestas pluviais. Tem troncos verdes e grandes flores brancas, esverdeadas ou amarelinhas. O fruto è contituído por um vagem o qual, após cerca nove meses de permanência na planta, è apanhado para o longo trabalho (que è feito, quase todo na Europa e na América do norte).
As principais cultivações encontram-se na América central, no Madagascar, em Thaiti, na África oriental e na Indonésia.
Existem diferentes espécies de Baunilha.
EXTRACÇÃO AFINIDADES OLFACTIVAS Através de um procedimento que dura mais de seis meses, as vagens são fermentadas e secas; delas extrai-se, com um solvente, uma resina oleosa a qual, após ter sido destilada, dá como resultado a essência absoluta de Baunilha. Trata-se de um líquido viscoso com um cheiro ligeiramente bals&acric;mico, rico e muito doce; harmoniza-se com todos os óleos de especiarias (sobretudo com a Canela e o Gengibre) mas è excelente também misturado com o S&acric;ndalo, com o Vétiver e com o absoluto de Benjoim.
PROPRIEDADES Absolutamente não tóxico, mesmo se não apresenta propriedades aromaterapêuticas específicas, è muito conhecido o seu poder aromatizador que esta agradável absoluta possui, a qual è o valioso ingrediente que dá origem ao nosso óleo de Baunilha reconstituído.
Trata-se de uma matéria-prima natural, muito usada no passado para aromatizar tabacos, gelados, iogurtes e chocolates.
È também usado na composição de fragr&acric;ncias destinadas à perfumaria (harmonização de notas orientais) mas também como agente aromatizador de produtos farmacêuticos. Hoje em dia, por causa dos elevados custos mas sobretudo devido à falta do produto à venda no comércio, a indústria substitui-a normalmente com a Baunilha sintética, cujas características coincidem sempre com aquela natural.
|