| INCI: | Perfume | Tipo di nota: | DE ÂMBAR, QUENTE, ABRANGEDORA |
Visualizar a lista completa dos produtos desta categoria
|
NARDO INDIANOPerfume
Originário das regiões montanhosas da Índia do norte, o Nardo consiste numa delicada erva aromática alta até um metro, com flores cor-de-rosa, e aguçadas raízes rizomatosas.
Cresce até aos 5.000 metros de altitude nas encostas montanhosas do Himalaia e do Hindukush, assim como nas regiões montanhosas do Sikkim e do Panir, mas podemos encontrá-lo também na China e no Japão.
EXTRACÇÃO AFINIDADES OLFACTIVAS O óleo essencial obtém-se por destilação com corrente de vapor dos rizomas, e das raízes secas e prensadas. Apresenta-se como um líquido amarelo-&acric;mbar que muito bem se hamoniza com os óleos essenciais de: Cisto, Lavanda, Madeira almíscarada, Patchuli, Pinus mugo ou Pinheiro da montanha, Valeriana, Vétiver e óleos de especiarias. È um produto que se pode encontrar dificilmente, muito caro e pouco utilizável do ponto de vista olfactivo se não for elaborado novamente, com prévios e complexos procedimentos de transformação.
PROPRIEDADES (tradições ervanárias populares)
O Nardo Indiano foi um dos primeiros materiais aromáticos usados pelos antigos Egípcios. Citado também na Bíblia (C&acric;ntico de Salomão) è conhecido por ser a planta cujo óleo foi usado por Maria para o espalmar em Jesus antes da ultima ceia.
Ainda hoje o Nardo è uma das onze ervas utilizadas para as fumigações rituais no Templo de Jerusalém. São tradicionalmente reconhecidas ao óleo de Nardo indiano natural propriedades anti-inflamatórias, tónicas, bactericidas e anti-fungos. Completamente não tóxico e não irritante, dado que se encontra dificilmente à venda è, actualmente, muito pouco usado.
Nós recompusemos a nota espalhada pelo velho "Nardinium", um dos perfumes mais célebres da antiguidade, e que era preparado com o concreto natural extraído das flores do Nardo (não das raízes). Para isto existiam já os "unguentarii", ou seja, os mestres perfumistas da antiga Roma.
O nosso óleo de Nardo indiano representa uma essência muito apreciada devido ao seu cheiro decidido e característico, doce e lenhoso, muito quente, quase "animal", com um sub-tom floral; è um perfume pessoal muito elegante, pois trata-se de uma requintada matéria-prima aromática destinada para ser usada tanto na cosmética de luxo, quanto na alta perfumaria de classe.
|