LAVANDA OFICINAL
| INCI: | Lavandula angustifolia | CAS: | 8000-28-0 | EINECS: | 289-995-2 | Aroma alimentar nos termos do regulamento CE 1334/2008 |
Visualizar a lista completa dos produtos desta categoria
|
LAVANDA OFICINALLavandula angustifolia (Lamiacee)
Origem: França (Provença)
Originária da zona mediterr&acric;nea, a Lavanda è hoje em dia cultivada por todo o mundo. Consiste num arbusto lenhoso perene, alto até um metro, muito resistente às alterações climáticas. Apresenta folhas lineares com pelúria e muito próximas umas das outras, de cor verde-claro, raizes superficiais e flores azuis-violetas reunidas em espigas na ponta dos galhos. Vive até os 1500 metros de altitude. Toda a planta è extremamente aromática.
A essência mais valiosa è aquela extraída da "Lavandula angustifolia".
EXTRACÇÃO AFINIDADES OLFACTIVAS O óleo essencial è obtido por destilação com corrente de vapor do topo das flores frescas. Apresenta-se como um líquido incolor ou amarelado com um perfume doce a erva e flores, e com um outro tom bals&acric;mico-lenhoso. Harmoniza-se bem com a maior parte dos óleos essenciais mas da melhor forma com aqueles de: Citrus, Cravinho, Cistus, Ger&acric;nio africano, Patchuli, Sálvia esclaréia, S&acric;ndalo e Vétiver assim como com os óleos citrinos, com aqueles florais e com o absoluto de Madeira almíscarada.
PROPRIEDADES (tradições ervanárias populares)
Como remédio, a Lavanda tem como base uma tradição ervanária muito enraízada: do ponto de vista oficinal è, de facto, considerado um dos óleos mais versáteis.
O óleo essencial da Lavanda, completamente não tóxico e não irritante, possui confirmadas propriedades analgésicas, anti-depressivas, anti-micróbicas (desinfectantes), anti-sépticas, insecticidas, anti-parasitárias, parasiticidas, desodorizantes e estimulantes.
Óptimo para combater as manchas da pele e para aleviar os efeitos das picadas dos insectos; è indicado também para o tratamento de contusões, dermatites e chagas.
Muito antigo è também hábito de deitar algumas gotas deste óleo essencial no pedilúvio quente para se ter logo um grande alívio no cansaço dos pés. Manter a roupa perfumada com as fragrantes flores secas da Lavanda è uma recordação comum para muitos de nós.
Também è muito conhecido o largo uso do óleo essencial natural da Lavanda na cosmética e na farmacologia (preparação de pomadas, etc.). Muito utilizado igualmente como componente de fragr&acric;ncia em todos os tipos de sabonetes, loções, after-shaves, detergentes, perfumes, alimentos e bebidas alcoólicas.
|