O óleo de Rosa Mosqueta é obtido através da espremedura a frio das sementes da Rosa affinis rubiginosa. Há séculos que esta planta cresce de forma selvática nos planaltos andinos não contaminados do Chile centro-meridional. O óleo obtido dos seus frutos era um remédio tradicional para o tratamento de feridas, queimaduras e estrias já por entre os Índios Araucanos, os quais costumavam espalmá-lo em caso de necessidade.
As características cosméticas deste óleo derivam do elevado conteúdo de ácidos gordos essenciais os quais, tal como se sabe, favorecem a biosíntese das prostaglandinas apresentando características estimulantes e remediadoras nos processos fisiológicos da pele.
As propriedades clássicas deste produto consistem, efectivamente, na capacidade de contrastar e/ou reduzir as rugas da pele. Não se trata, todavia, de um óleo cosmético capaz apenas da normal função hidratante/dermoprotectiva, mas de um autêntico regenerador, ideal para o tratamento de feridas, fendas e queimaduras, assim como um remédio muito eficaz para o tratamento de unhas fracas e opacas. Tendo em conta que, após estudos específicos levados a cabo na Europa e nos E.U.A., foi comprovado o seu papel de "regenerador celular" este é, resumindo, o papel da acção desempenhada pelo óleo de Rosa Mosqueta sobre a pele:
MANUTENÇÃO da normal elasticidade e do regular turgor cutâneo.
PREVENÇÃO e abrandamento dos processos de envelhecimento da pele.
ATENUAÇÃO das marcas deixadas por cicatrizes e/ou acne.